10 de dezembro de 2010

O Outro e a Educação para a Cidadania no Conselho da Europa

A Educação para a Cidadania no Conselho da Europa
Um bom exemplo do trabalho que se tem desenvolvido nesta matéria é o Projecto Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos Humanos (ECD/DH) do Conselho da Europa, o qual visa um conjunto de práticas educativas, formais ou informais, que têm como finalidade preparar os jovens e os adultos para a vida numa sociedade democrática contribuindo para que sejam cidadãos activos, informados e responsáveis. A ECD/DH inclui as diferentes temáticas que emergem dos desafios contemporâneos das nossas sociedades, nomeadamente a educação para a cidadania, a educação para os direitos humanos, a educação para a paz, a educação para o desenvolvimento sustentável e a educação para os media. A sua abordagem enquadra-se numa perspectiva multidimensional e de educação ao longo da vida e destina-se a todos os que se encontram envolvidos em processos educativos: professores, alunos, encarregados de educação, responsáveis por estabelecimentos escolares, técnicos de educação, decisores políticos, membros e dirigentes, formadores e animadores de organizações não governamentais.

A Imagem do Outro no Ensino da História no Conselho da Europa
A natureza cada vez mais multicultural das sociedades europeias dá novo significado ao ensino de história e exige, ao mesmo tempo, uma revisão profunda dos seus objectivos e métodos, dando especial atenção às formas de desenvolver multi-perspectivas.

Com vista a propor as directrizes gerais para o desenvolvimento do ensino da História, lançou-se um projecto tentando integrá-lo no conjunto do trabalho do Conselho da Europa sobre o diálogo intercultural.

Os objectivos deste Projecto visam promover, por meio de medidas de política educativa e de estratégias propostas e métodos, uma abordagem para o ensino e a aprendizagem da história que reflecte a crescente diversidade cultural e religiosa das sociedades europeias. Contribuindo para a reconciliação, o reconhecimento, a compreensão e a confiança mútua entre diferentes culturas e visões e superar os estereótipos e preconceitos, promovendo os valores da tolerância, abertura e respeito pelos outros, os direitos humanos e a democracia.

A Educação intercultural no Conselho da Europa
Tal como nos apresenta a página do Conselho da Europa o grande desafio da Educação Intercultural: Diversidade e Diálogo Religioso na Europa é um novo projecto lançado pelo Comité Director para a Educação (CD-ED). Este visa sensibilizar os decisores, educadores e professores sobre as implicações da dimensão religiosa da educação intercultural. Pretende também chamar a atenção para exemplos de experiências positivas e de novos métodos e abordagens em educação intercultural, em geral, tanto em actividades curriculares e extra-curriculares.

Em 2004, o projecto tornou-se parte do programa "Construir sociedades estáveis e coesas" do Programa Intergovernamental de actividades, trabalhando lado a lado com os projectos "o diálogo intercultural e a prevenção de conflitos" gerido pelo Comité de Direcção da Cultura e do projecto "Juventude construção da paz e do diálogo intercultural", gerido pela Direcção do Comité Europeu para a Juventude.

Seu principal objectivo é propor a introdução de princípios comuns europeus para a gestão da diversidade na escola, no que diz respeito à formação inicial de professores, prática profissional e das próprias escolas. Foi concebido em três fases principais: definição da diversidade e orientações comuns, levantamento e análise comparativa dos dados colectados e discussão de possível recomendação sobre os professores de educação baseado no recente trabalho do Conselho da Europa e da situação actual nos Países membros.
Grupo  SARPIDON

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