10 de dezembro de 2010

A diversidade Étnica e os Direitos Humanos no Conselho da Europa

Diversidade étnica no Conselho da Europa
Em 2007, o Conselho da Europa e a UNESCO organizaram uma reunião de peritos em Paris, para explorar questões relacionadas com a educação infantil para os ciganos e comunidades de viajantes visando conduzir a uma transição bem sucedida para o ensino primário.

O Conselho da Europa desenvolveu um kit de ensino pré-escolar, um programa educativo destinado a preparar as crianças para a entrada na escola, uma vez que, por diversas razões, muitas crianças nunca frequentaram a creche. O kit pedagógico ajuda a facilitar a adaptação emocional e social conduzindo ao desenvolvimento intelectual das comunidades ciganas através da construção de uma ferramenta educacional para crianças entre as idades de 5 a 7. Este auxílio educativo ajuda as crianças a desenvolver as competências básicas necessárias para iniciar o ensino fundamental, aprender a estudar. Permite educar os pais sobre a necessidade de conhecimento, melhorar o raciocínio analítico e encorajar a sua imaginação. O kit de ensino está disponível em CD-Rom com fichas para as actividades individuais e um manual metodológico para o professor e / ou mediador.

Muitas das actividades do Conselho da Europa são feitas em parceria co organizações da sociedade civil e/ou outras instituições internacionais como por exemplo a UNESCO.

Respeito pelos direitos humanos no Conselho da Europa
Os valores que o Conselho da Europa defende são: a democracia, o respeito pelos direitos humanos e a importância do Estado de direito. Estes fazem parte de um pós-Holocausto onde se conjugam interesses com vista a um trabalho preventivo que garanta a construção de uma sociedade europeia que se esforça para aprender a respeitar a igual dignidade de todos, graças a, entre outras coisas, o diálogo intercultural.

Com base no "Dia de Recordação do Holocausto e de Prevenção de Crimes contra a Humanidade", pretende-se desenvolver e estabelecer firmemente o ensino desta matéria na Europa.

Tudo deve ser feito na esfera educacional para prevenir a repetição ou a negação de os efeitos devastadores que marcaram o século do Holocausto, de forma a banir definitivamente o genocídio e outros crimes contra a humanidade (limpezas étnicas e violações maciças dos direitos humanos e dos valores fundamentais).

A dimensão interdisciplinar intrínseca à abordagem para a prevenção de crimes contra a humanidade é muito abrangente, desde a História à Literatura, Psicologia, Educação cívica, Arte, Linguagem, Biologia, Física e Desporto.

Através do estudo do Holocausto conduzem-se as sociedades a uma tomada de consciência das vítimas de crimes contra a humanidade (judeus, ciganos, membros da Resistência, políticos, homossexuais, Testemunhas de Jeová, pessoas com deficiência).
Grupo  SARPIDON

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