10 de dezembro de 2010

Formação, Ensino Superior e Diversidade Linguistica no Conselho da Europa

Diversidade Linguística no Conselho da Europa
O Conselho da Europa desenvolve actividades no domínio das Línguas há mais de quarenta anos com vista a apoiar e promover o multilinguismo nos seus Países membros e a favorecer o plurilinguismo dos cidadãos. O enriquecimento de toda a vida do repertório linguístico e cultural do indivíduo - com o objectivo de permitir aos europeus a interacção em um número de diferentes línguas e contextos culturais.

Esses programas são coordenados por duas instâncias complementares: a Divisão das Políticas Linguísticas em Estrasburgo e o Centro Europeu para as Línguas Vivas em Graz.

Ensino Superior e Investigação no Conselho da Europa
Conforme consta na página do Conselho da Europa (COE) as actividades do COE no domínio do ensino superior e de pesquisa giram principalmente em torno dos seguintes eixos: o reconhecimento das qualificações, a responsabilidade pública pelo ensino superior e pesquisa, a governança do ensino superior e outras áreas relevantes para a criação de um Espaço Europeu do Ensino Superior até 2010. 

Na Noruega, foi criado o European Wergeland Centre (EWC) com recursos em educação para a compreensão intercultural, os direitos humanos e a cidadania democrática. 

O Centro está aberto a todos os membros do Conselho da Europa e dos principais grupos-alvo: professores, educadores, políticos e simpatizantes da multiplicidade no domínio da educação para a compreensão intercultural, dos direitos humanos e da cidadania democrática nos Estados membros do Conselho da Europa. 

É também papel deste Centro a disseminação de informações servindo como plataforma e ponto de encontro para investigadores, professores, profissionais da formação, políticos e outras partes interessadas.

Programa de formação para profissionais de educação no Conselho da Europa
No sentido de promover o intercâmbio de professores e outro tipo de profissionais de educação (educação básica e ensino secundário) dos diferentes Estados signatários da Convenção Cultural Europeia, existe um Programa de Formação do Conselho da Europa - O Programa Pestalozzi. 

No âmbito deste Programa organizam-se workshops e seminários de formação contínua de curta duração (entre 3 a 5 dias). O mesmo oferece aos profissionais de educação a oportunidade de participar:
  • em workshops europeus organizados num dos Estados signatários;
  • em seminários europeus organizados pelo Conselho da Europa (COE) em estreita cooperação com as autoridades alemãs.
A frequência destes eventos de formação contínua oferece aos profissionais de educação a possibilidade de:
  • se familiarizarem com o trabalho do COE no domínio da Educação;
  • participarem numa experiência multicultural;
  • trocarem ideias, informações e material pedagógico com colegas de outros países;
  • assumirem o papel de multiplicadores, informando colegas e outros agentes. 
Esta pequena abordagem ao tema Políticas de Parceria e Cooperação dá-nos uma visão genérica da importância do tema para o desenvolvimento do mundo. Numa perspectiva estruturante com o envolvimento institucional dos vários países é possível contribuir significativamente para o bem da HUMANIDADE.
Grupo  SARPIDON

Sem comentários:

Enviar um comentário