6 de dezembro de 2010

Fundo Europeu para a Juventude

Acredito nos jovens à procura de caminhos novos abrindo espaços largos na vida (Cora Coralina) 
O Fundo Europeu para a Juventude (FEJ) foi fundado em 1972 com o intuito de financiar actividades multilaterais de juventude a nível europeu. Tem como principal objectivo a promoção de actividades de associações juvenis europeias e o apoio a intercâmbios com países não-europeus e membros não pertencentes ao Fundo. Os apoios destinam-se, sobretudo, a actividades que promovam a paz, o entendimento e a cooperação entre os povos e culturas da Europa, a promoção do respeito pelos Direitos Humanos, a democracia, a tolerância e a solidariedade.

O Fundo garante apoio a diversos projectos, tais como:
  • Projectos tipo A que se baseiam em Encontros Internacionais de Jovens e/ou líderes de juventude (seminários, acampamentos, festivais, grandes eventos, etc.).
  • Projectos tipo B que consistem na criação de publicações e/ou material informativo sobre temas relacionados com a juventude.
  • Projectos tipo C que se resumem na administração e gestão de Associações e Redes de associações ou organizações juvenis não governamentais e internacionais. 
  • Projectos tipo D que contenham o intuito de projectos-piloto com base em encontros de jovens ou actividades que contribuam para os objectivos prioritários do Conselho da Europa.

Os candidatos destes projectos deverão ser organizações juvenis não governamentais e internacionais com representação em, pelo menos, quatro Estados membros do Conselho da Europa, ou organizações de juventude cooperantes com, pelo menos, três organizações nacionais de juventude de diferentes Estados membros. Pelo menos um terço dos participantes deverá ser de nacionalidade diferente, e só um quarto é que poderá ter idade superior a 30 anos.

Fazer com que os jovens da actualidade garantam um futuro melhor é, a cada dia que passa, uma aposta constante por parte da nossa sociedade e, como tal, a União Europeia não fica indiferente a esta situação. O financiamento de um grande número de programas é uma das estratégias utilizadas, para que os cidadãos possam tirar o melhor partido das suas capacidades individuais e do potencial económico da UE através dos estudos, acções de formação ou do trabalho voluntariado noutros países. Devemos continuar a apostar pois, tal como refere Emílio Castelar y Ripoll, a felicidade dos povos e a tranquilidade dos Estados dependem da boa educação da juventude.
Grupo SPAAK

Sem comentários:

Enviar um comentário