Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
(artigo nº 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos).
A igualdade e a liberdade são direitos que são inerentes a todo o ser humano, embora seja uma condição que nem todas as pessoas tenham como certa. A luta por estes direitos é constante, contudo na maior parte das vezes não consegue ser alcançada no seu pleno.
Os direitos humanos são fundamentais pois, supostamente, pressupõem uma vida digna a todos os cidadãos e no sentido mais amplo implicam uma responsabilidade para com a humanidade como um todo. É este o grande objectivo da existência da educação para os direitos humanos (EDH) que, “é o processo pelo qual as pessoas aprendem sobre os seus direitos e os direitos dos outros num campo de aprendizagem interactivo e participativo. A EDH interessa-se pela mudança de atitudes e comportamentos, a aprendizagem de novas destrezas e a promoção do intercâmbio de conhecimentos e informações.”
Conforme afirmou o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, na abertura do 1° Congresso Interamericano de Direitos Humanos, “a educação em direitos humanos é o momento em que olhamos para a frente, olhamos para o futuro”. No mesmo encontro, o secretário de Direitos Humanos do Uruguai, Felipe Miqueli, declara que “a educação em direitos humanos aponta para uma busca definitiva de atitudes e condutas respeitosas dos valores e princípios estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos”.
Segundo Benevides, “a Educação em Direitos Humanos é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz. Portanto, a formação desta cultura significa criar, influenciar, compartilhar e consolidar mentalidades, costumes, atitudes, hábitos e comportamentos que decorrem". Entende-se que a educação em matéria de direitos humanos abrange as actividades de formação, divulgação e informação destinadas a fomentar uma cultura universal de direitos humanos através da difusão de conhecimentos e competências e da mudança de atitudes, com os seguintes objectivos: reforçar o respeito dos direitos humanos e liberdades fundamentais; desenvolver em pleno a personalidade humana e o sentido da sua dignidade; promover a compreensão, tolerância, igualdade entre os sexos e amizade entre todas as nações, povos indígenas e grupos raciais, nacionais, étnicos, religiosos e linguísticos e possibilitar a todas as pessoas uma participação efectiva numa sociedade livre. (Série Década das Nações Unidas para a Educação em matéria de Direitos Humanos 1995-2004)
Existem diversos programas, projectos e iniciativas que promovem a divulgação da importância de uma educação para os direitos humanos. Estas organizações pretendem combater os efeitos devastadores da discriminação e da falta de direitos humanos básicos. O objectivo principal é consciencializar e sensibilizar os cidadãos para os direitos humanos e dar-lhes a conhecer a existência da Declaração Universal dos Direitos Humanos e inspira-los a tornarem-se defensores da tolerância e da paz.
Os profissionais da Animação Sociocultural podem ter um papel fundamental no que diz respeito à educação em direitos humanos, pois possuem instrumentos essenciais para fomentar a aprendizagem.
Os programas educacionais também devem cultivar uma compreensão de que a cada direito está ligado uma responsabilidade, isto é, o Homem tem direitos mas em contrapartida tem deveres, os quais tem de respeitar e cumprir. Cada indivíduo deverá ser consciente que a sua liberdade acaba quando começa a do próximo.
A educação para os direitos humanos necessita de ser compartilhada por aqueles que estão envolvidos no processo educacional – os educadores e educandos – senão, na opinião de Benevides, ela nunca será educação e muito menos em direitos humanos.
Será realmente possível educar em Direitos Humanos?
Grupo SCHUMAN
Numa pesquisa que fiz encontrei este artigo na internet que faz uma abordagem ao tema da educação para os direitos humanos através da escola:
ResponderEliminarhttp://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/br/fundamentos/29_cap_3_artigo_07.pdf
O autor afirma que o contexto educativo também é importante para a educação para os direitos humanos, apesar de essa não ser uma tarefa exclusiva da escola. Contudo, nela existem oportunidades de se introduzir conteúdos relacionados com os direitos humanos, como para a socialização dos valores.
“Só se educa em direitos humanos quem se humaniza e só é possível investir completamente na humanização a partir de uma conduta humanizada.” Ricardo Ballestrer
*** Joana Nunes ****