6 de dezembro de 2010

Educação para a Paz e para a Prevenção de Conflitos

O Centro Norte-Sul – Centro Europeu para a Interdependência e a Solidariedade Mundiais (CNS), um centro do Conselho da Europa, encontra-se sob a alçada da Direcção Geral da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, sendo as actividades do centro centradas na “Educação”, “Diálogo intercultural” e “Juventude”.

No âmbito da Educação, o trabalho do CNS centra-se na educação de forma holística, apelidada de Educação Global. Esta visa promover a igualdade, a justiça e direitos Humanos para todos os cidadãos e encoraja a construção de sinergias entre as diversas vertentes da Educação Global - a Educação para o Desenvolvimento, a Educação para os Direitos Humanos, a Educação para a Sustentabilidade, a Educação para a Paz e a Prevenção de Conflitos, e a Educação Intercultural.

A Educação para a Paz encontra-se contemplada na Declaração Universal dos Direitos do Homem através do artigo seguinte:

A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das actividades das Nações Unidas para a manutenção da paz. (artº 26 da Declaração Universal dos Direitos do Homem)

A Educação para a Paz e para a Prevenção de Conflitos adquire uma importância fundamental para a Educação Global, promovendo os valores que vão permitir o desenvolvimento de uma cultura de paz, promovendo o respeito pelos direitos do Homem através da promoção de um clima de paz e de ausência de conflito. Ela permite a aquisição de competências, conhecimento, atitudes e valores que vão permitir a mudança de comportamento. Essa mudança de comportamento rumo à paz vai promover a redução de conflitos e violência tanto a nível pessoal, aumentando os níveis de confiança e auto-estima, como a nível interpessoal, a nível do grupo e consequentemente a nível nacional e internacional.

O CNS realiza diversas actividades dentro da temática da Educação para a Paz e Prevenção de Conflitos. Em 2010 a semana da Educação Global, realizada anualmente pelo centro, teve como tema a “A paz e a não-violência para as crianças do mundo”. Participaram neste evento diversas instituições de ensino e organizações de juventude, entre outros.

Dentro da temática da educação para os Direitos do Homem, incluindo a educação para a paz, o centro europeu da Juventude de Bucareste publicou um manual de actividades para crianças – Compasito.

Direccionado ao público jovem e adulto, temos outras publicações como o Compass (traduzido para português com o título Farol), o Dominó e o Education Pack (traduzido para português com o título Kit Pedagógico).

O Conselho da Europa, através dos seus centros aposta na educação como ferramenta fundamental para a construção de um mundo mais justo, seguro e em paz, tanto a nível local, nacional como também Internacional.
Grupo COMENIUS

1 comentário:

  1. Joana Nunes - Mafalda Silva10 de dezembro de 2010 às 16:19

    Segundo, Dante “A paz é universal é o melhor de todos os bens instituídos para a nossa felicidade”, num mundo em que cada vez mais existem conflitos dos mais diversos níveis, é extremamente importante a adopção de medidas que visem a promoção da paz e prevenção de conflitos. Contudo, sabemos que essa tarefa é complicada de se realizar.

    No entanto, o uso de debates de dilemas morais favorece o surgimento do raciocínio crítico que possibilita o questionamento de situações injustas.

    Estes dilemas estão relacionados com a procura da paz em diferentes níveis: como o escolar, o social e o internacional. Consideramos que na compreensão dos fenómenos de paz e de violência estão implícitas as normas, valores e experiências compartilhadas por cada cultura, o questionamento dessas normas e valores pode levar a mudanças na compreensão desses fenómenos, pois muitas vezes os conflitos surgem pela incompreensão que temos das outras visões do mundo.

    Deixamos como sugestão a leitura do livro “Educação para a paz: sentidos e dilemas (EDUCS, 2005) de Marcelo Rezende Guimarães, autor brasileiro, que inaugura uma nova filosofia reflexiva sobre esta temática.
    É um guia de estudos que pode servir para qualquer público, no sentido de esclarecer o esforço da compreensão da paz, bem como através da sua própria experiência incentivar o uso da educação para a paz, através de propostas estudadas por si mesmo.

    ResponderEliminar