6 de dezembro de 2010

Direcção Geral da Juventude e do Desporto [2]

A Direcção Geral da Juventude e Desporto faz parte da Direcção Geral da Educação, Cultura e Património, Juventude e Desporto do Conselho da Europa. Esta Direcção elabora orientações, programas e instrumentos legais para o desenvolvimento coerente e novas políticas eficazes, a nível local, nacional e Europeu. Através destes programas a Direcção consegue prever fundos e suporte educacional para novas actividades com o objectivo de promover a cidadania, mobilidade e o valor dos direitos humanos, democracia e pluralismo cultural. Procura reunir e divulgar perícia e conhecimento sobre situações da vida, aspirações e formas de expressar dos jovens europeus.

A Direcção Europeia do Comité da Juventude (CDEJ) reúne representantes de ministérios ou órgãos responsáveis pela importância da juventude nos 48 estados que fazem parte da Convenção Cultural Europeia. A CDEJ fomenta a co-operação entre os governos do sector da juventude e prevê um quadro para comparar as políticas de juventude nacionais, o intercâmbio das melhores práticas e a elaboração de textos de definição de padrões. Esta direcção também organiza as Conferências dos Ministros Europeus responsáveis pela juventude e pelos projectos de instrumentos jurídicos que regulam as políticas de juventude nos estados membros.

O Conselho Consultivo da Juventude é composto por 30 representantes de organizações não governamentais juvenis. Prevê-se opiniões e a entrada de Organizações não governamentais juvenis em todos os sectores de actividades e assegura que os jovens sejam envolvidos noutras actividades do Conselho. O Comité da programação da Juventude é um órgão de decisão constituído por 8 membros de cada uma das CDEJ e do Conselho Consultivo. Este estabelece, monitoriza e avalia os programas dos Centros Europeus da Juventude e da Fundação Europeia da Juventude.

A Direcção Geral da Juventude e do Desporto do COE organiza actividades com o objectivo de promover a cidadania, mobilidade e o valor dos direitos humanos. Porquê?
Grupo MINOS

1 comentário:

  1. Visitando a página da Direcção Geral da Juventude deparamo-nos com diversas iniciativas que promovem a cidadania, mobilidade e o valor dos direitos humanos, tal como a integração e desenvolvimento cultural dos jovens recorrendo à prática desportiva:

    "Constitui uma das acções prioritárias do Governo incrementar o movimento associativo e federativo dos jovens como forma de promover a formação pessoal e social, o enriquecimento cultural e desportivo e o combate aos principais problemas que afectam a juventude. O dinamismo da sociedade, manifestada através de inúmeras actividades desenvolvidas pelas associações juvenis de todos os cantos do país e de organizações não governamentais, tem mobilizado milhares de jovens em torno da intervenção na comunidade a favor do bem-estar das populações."

    Um dos exemplos de programas activos no momento é o Programa de Intercâmbio Juvenil.

    Sandrina Queiroz
    2009106 (ESE - Animação Sociocultural)

    ResponderEliminar