8 de dezembro de 2010

Co-Gestão no Conselho da Europa

A Europa empenha-se para reunir representantes de comités de organizações juvenis não-governamentais a fim de trabalhar o sector da juventude e fazer recomendações para os próximos orçamentos e programas estatais. Nestas reuniões de estreitamento de relações entre governo e juventude reúnem-se também representantes de ministérios de quarenta e nove estados.

Um dos comités mais conhecidos é o de programação da juventude. Este estabelece, monitoriza, e avalia os programas dos centros europeus para a juventude e do fundo europeu da juventude. 

Um dos exemplos dos efeitos dessas reuniões europeias é a acção do Conselho da Europa (COE) em Kiev, na Ucrânia, onde o COE se comprometeu a promever activamente o desenvolvimento de políticas de juventude para a integração dos jovens na sociedade, fornecendo-lhes todas as condições através do Plano de Acção do Conselho da Europa.

O Conselho da Europa (politicas da juventude), que inclui tanto crianças como os jovens, salienta a importância do acompanhamento do Plano de Acção adoptado em Varsóvia, em particular a campanha juventude sobre a diversidade, direitos humanos e participação "Todos diferentes, todos iguais", bem como o programa "Construir uma Europa para e com as crianças".
Deve-se, contudo, ter em conta as acções políticas para a juventude que são os direitos humanos e democracia; vivendo juntos em diversas sociedades e a inclusão social dos jovens.

Estas prioridades são baseadas nas abordagens dos Direitos humanos e democracia e nas Política de cooperação.

Em conclusão, estas reuniões têm como principal finalidade a construção e a complementação das políticas de juventude e o apoio à participação dos jovens e organizações de juventude para a implementação das prioridades incluídas no mesmo, nos níveis local, regional, nacional e europeu.

É ainda de salientar, o incentivo e apoio ao desenvolvimento da mobilidade dos jovens, actividades de voluntariado e intercâmbios tanto na Europa como entr esta e outros países do mundo.

Para melhor se compreender como é feita a co-gestão na área da juventude do Conselho da Europa observe o seguinte esquema: 
Grupo  SPINELLI

Sem comentários:

Enviar um comentário