8 de dezembro de 2010

Centro Europeu da Juventude de Estrasburgo

O Centro Europeu da Juventude Estrasburgo (CJEs) foi fundado em 1972, em França (localizado a poucos minutos do centro da cidade), para a implementação do Conselho da Europa numa política de juventude, localizando-se no distrito europeu de Estrasburgo, a poucas centenas de metros do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e do Parlamento Europeu. Este Centro Europeu é a sede do secretariado da Direcção da Juventude e do Desporto, incluindo o Fundo Europeu da Juventude e o Fundo Europeu para a Solidariedade e Mobilidade dos Jovens.

O Centro Europeu para a Juventude de Estrasburgo oferece um conjunto de instrumentos que fomente a participação de jovens europeus na construção da própria Europa. Para tal, realiza-se um programa anual de sessões de estudo e outras actividades, tais como colóquios e similares que abordam temas e assuntos de interesse comum, realizadas em cooperação com parceiros governamentais e não-governamentais. Tais actividades proporcionam a reflexão dos princípios de co-gestão e parceria com os jovens e respectivas organizações, que estão no centro da política de juventude do Conselho da Europa.

Esta modernização da acção pública europeia assenta em cinco princípios fundamentais: abertura, participação, responsabilidade, eficácia e coerência.
É no sector da juventude que estes princípios deverão aplicar-se por excelência.

Uma vez que o Centro Europeu da Juventude desenvolve várias acções para jovens e pretende poder alcançar o maior número de jovens possível, em 2008 foi renovado e encontra-se de acordo com as normas de segurança. Pode actualmente receber até 90 hóspedes em simultâneo, após ter aumentado o número de quartos, sala de conferências e também a área de restauração.

Este centro tem a oportunidade de proporcionar um espaço especial para reuniões, seminários e diferentes cursos, com alojamento e lugar de refeição, sendo a maioria de usufruto gratuito.

O Centro Europeu da Juventude em Estrasburgo tem grupos externos que organizam actividades no CJEs, correspondendo aos objectivos e campos de trabalho do Conselho da Europa.

Pergunta: Ao analisarmos os principais princípios do CJE, percebemos que são realmente importantes em diferentes contextos de intervenção. Contudo, gostaríamos de saber qual a tua interpretação dos respectivos princípios enquanto Animador(a) Sociocultural.
Grupo ERASMUS

Sem comentários:

Enviar um comentário