7 de dezembro de 2010

Centro Europeu da Juventude Budapeste

O que é o Centro Europeu da Juventude de Budapeste?
Fazem parte da Direcção da Juventude e do Desporto do Conselho da Europa três importantes instrumentos de política de juventude:
  • Centro Europeu para a Juventude em Budapeste (EYCB); 
  • Centro Europeu para a Juventude em Estrasburgo (CEJ); 
  • Fundo Europeu da Juventude (FEJ).
O Centro Europeu da Juventude Budapeste, aberto em 2000, é um dos dois estabelecimentos de ensino residencial do Conselho da Europa, completamente dedicado à educação não formal de jovens formadores, dirigentes e animadores (pode haver exceções em termos de idade, mas não mais que 25% em cada acção de formação).

A Direcção dá prioridade à educação e aos direitos humanos (que é coordenada a partir do EYCB 2000). Esta temática é uma das que assume maior relevo desde a criação do Conselho da Europa em 1949.
O EYCB tornou-se um centro de conhecimento sobre educação em direitos humanos na Europa e oferece formações e possui uma série de recursos educativos, bem como contactos e redes que actuam neste campo.
Entre os recursos destacamos "Compass - um manual para educação em direitos humanos com os jovens" (traduzido para português com o título Farol e vendido pela Humana Global) é a ferramenta central educativa do programa utilizado em toda a Europa.

Como um serviço da Direcção da Juventude e Desportos, o EYCB defende:
  •      o respeito à autonomia dos jovens;
  •      o incentivo activo de participação e de responsabilidade compartilhada;
  •    a aprendizagem intercultural, a educação em direitos humanos;
  •    a co-gestão de programas educacionais e instalações; 
Quais os objectivos do Centro Europeu da Juventude Budapapeste?
Desde o seu início, o perfil dos programas de actividade do EYCB tem como objectivo especial promover a educação em direitos humanos com/e para jovens. O seu objectivo principal é promover a unidade do continente e garantir a dignidade dos seus cidadãos, assegurando o respeito pelos seus valores fundamentais: direitos humanos, a democracia pluralista e o Estado de Direito. O Conselho da Europa trabalha em criar soluções para grandes problemas da sociedade europeia, como o racismo, a intolerância, a discriminação contra as minorias, a desigualdade, a exclusão social, abuso de drogas, a corrupção e o crime organizado.

Actividades do EYCB
O programa e a política do sector da juventude do Conselho da Europa são desenvolvidos em estreita cooperação com os parceiros governamentais e não-governamentais e lidar com a participação dos jovens, a coesão social, diálogo intercultural e educação em direitos humanos.
O EYCB acolhe cerca de 140-150 atividades por ano. Cerca de metade dessas atividades fazem parte do programa anual da Direcção da Juventude e Desportos: cursos de formação, sessões de estudo, reuniões de consulta e simpósios que tratam com o desenvolvimento da juventude e da juventude na Europa. Para a outra metade do programa, o EYCB abriga uma diversidade de actividades que estão também em consonância com os objectivos do Conselho da Europa. Essas actividades incluem reuniões, conferências, sessões de formação, executadas por numerosos outros serviços e direcções do Conselho da Europa, Instituições Governamentais, Embaixadas localizadas na Hungria, Agências da União Europeia, projectos de cooperação com outras organizações internacionais, organizações da Hungria e ONGs europeias. Em consonância com o carácter fundamental do Centro, a maioria das actividades são de natureza multilateral (ou seja, envolvem pelo menos 4 países). 

Qual pensas ser a importância deste Centro Europeu na Educação de um jovem animador a nível pessoal e profissional?
Grupo ZEUS

Sem comentários:

Enviar um comentário