14 de dezembro de 2010

Centro Norte-Sul do Concelho da Europa - Introdução ao Programa Educação Global

O mandato do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa consiste em delinear um quadro de
trabalho para a cooperação europeia com o objectivo de sensibilizar instituições, organizações e a sociedade civil acerca dos temas mais importantes no âmbito da interdependência global e de promover políticas de solidariedade tendo em conta os objectivos e princípios orientadores do Conselho da Europa, respeitando os direitos humanos, a democracia, a boa governação e a
coesão social.
 
O objectivo do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa no que à Educação Global diz respeito, é contribuir para o desenvolvimento, o fortalecimento e a sustentabilidade de estratégias e para a construção de capacidades para a educação global, tendo como alvos as instituições e especialistas que trabalham neste campo – seja inserido no sistema educativo formal como no não-formal. Este trabalho assenta na convicção de que a educação global é uma “educação holística que abre olhos e mentes e alerta consciências para as realidades do nosso mundo e que, ao mesmo tempo, sensibiliza os indivíduos para a construção de um mundo com mais justiça, equidade e direitos humanos para todos. De acordo com esta perspectiva, “a Educação Global abrange a Educação para os Direitos Humanos, a Educação para a Sustentabilidade, a Educação para a paz e Prevenção de Conflitos e a Educação Intercultural. É na realidade a dimensão global da chamada Educação para a Cidadania ou Educação Cívica”, que fortalece uma tomada de consciência pública acerca do desenvolvimento sustentável e permite a aquisição de conhecimentos e competências para compreender, participar e interagir criticamente com a sociedade global.
 
NORTH-SOUTH CENTRE OF THE COUNCIL OF EUROPE

O Centro Norte-Sul tem colaborado com educadores na compreensão e implementação de
iniciativas sobre educação global tendo como base documentos de referência e instrumentos
pedagógicos tais como a Carta de Educação Global (1997) e o Guia Prático para a Educação
Global (2010), versão Portuguesa disponível, assim como documentos de cariz estratégico como a Declaração de Maastricht: um quadro teórico para fortalecer e expandir a Educação Global na Europa até ao Ano 2015 (2002). O NSC reforçou as suas iniciativas no que toca à
planificação de políticas tendo em conta o início do processo de redacção de uma recomendação – Recomendação para uma Educação sobre a Interdependência Global: construindo uma cidadania global baseada nos direitos humanos e nas responsabilidades – que culminaria na sua adopção pelo Conselho de Ministros do Conselho da Europa em finais de 2011.
 
A introdução da publicação Guia Prático para a Educação Global, um manual pedagógico para
educadores com o objectivo de facilitar a compreensão e a implementação da educação global,
complementado com o curso de formação on-line, oferecido três vezes por ano (Cursos de
Primavera, Verão e Outono) reforçaram indubitavelmente a dimensão do programa de Educação Global do CNS na construção de capacidades dos seus participantes.
 
No que diz respeito à construção de capacidades, o Programa para a Juventude do NSC organiza anualmente a Universidade para a Juventude e Desenvolvimento (Mollina, Espanha), um espaço para debates, formação, troca de experiências e a concretização de ideias no âmbito da Cooperação Global da Juventude. Inspirada na experiencia de Mollina, foi criada em 2004 uma universidade com objectivos semelhantes no Uruguai e que trata particularmente o tema da cidadania participativa. Seguindo o exemplo da experiência de Mollina, foi igualmente criada em 2009 a Universidade Africana para a Juventude e Desenvolvimento, em Cabo Verde, adoptando estratégias recomendadas na Cimeira Euro-Africana da Juventude de 2007, assegurando a presença de jovens líderes africanos e europeus em actividades de treino e planificação de políticas educativas.
 
Paralelamente às actividades mencionadas, o Centro Norte-Sul desenvolve um mecanismo de
construção de redes para os “experts” e para os participantes dos seus programas com o objectivo de partilhar estratégias e práticas para aprofundar e aperfeiçoar a Educação Global nos Estados-Membros do Conselho da Europa e no resto do mundo.
 
-o-o-o-o-o-o-o-o-o-
 
Miguel Silva – Coordenador Programa Educação Global - miguel.silva@coe.int
Tel.: +351 213 584 042
 
Marcos Andrade – Coordenador Programa Juventude – marcos.andrade@coe.int 
Tel: + 351 213 584 039
Fax: +351 213 584 072

Sem comentários:

Enviar um comentário